quinta-feira, 22 de março de 2012

AMANHÃ ESTRÉIA JOGOS VORAZES!


Está chegando tributos! Daqui a poucas horas teremos a pré-estréia do filme mais esperado do ano, pelo menos pra nós. Amanhã, a grande estréia. As séries infanto-juvenis estão crescendo e tomando um grande espaço na mídia. Primeiro Harry Potter, depois Crepúsculo e agora Jogos Vorazes, ou se preferir, The Hunger Games. Não há quem possa dizer que essa é mais uma história de adolescente, boba e sem nexo, focada apenas no amor, como dizem muitas revistas adolescentes que tentam fazer de Jogos Vorazes mais um filme meloso, onde menininhas sonhadoras vivem para discutir quem é o ator é mais bonito ou com quem a Katniss deve ficar, os famosos "Team Gale" e "Team Peeta", herança da Saga Crepúsculo.

Assim como Harry Potter, a lenda das séries de livros e, posteriormente filmes, Jogos Vorazes não é uma história de amor. Não querendo desmerecer Crepúsculo, façamos uma rápida comparação entre HP e JV.

Com certeza são séries completamente diferentes, mas que possuem algo em comum. Nas duas a família é muito importante e valorizada. Em Harry Potter temos Lily, dando a vida por seu único filho. Sacrifício. Já em Jogos Vorazes temos Katniss, que se voluntaria para ir para os jogos no lugar da irmã sorteada e, em sua mente, está indo direto para a morte para proteger um membro de sua família. Sacrifício, outra vez. Harry está sempre querendo preteger as pessoas que ama, perde amigos, e mesmo assim segue em frente para um bem maior: matar Voldemort. Katniss começa a trilogia com o intúito de proteger a irmã e segue agregando várias pessoas, como Peeta, em sua "Safe List". Vê também aliados morrerem mas, mesmo assim segue decidida a cumprir sua tarefa e libertar Panem da opressão imposta pela Capital. Como? Matando o presidente Snow.

Jogos Vorazes é um livro que pode-se chamar de suculento, onde se pode absorver um número infinito de informações e lições. Uma ótima crítica social feita pela brilhante Susanne Colins, que nós faz pensar. E é exatamente "pensar" que o ser humano muitas vezes não consegue.

Aos fãs de Crepúsculo, sinto muito não poder falar tanto, por não ter uma afeição significativa pela saga.

Então, um dos maiores erros que as pessoas cometem é discriminar séries tão boas como Harry Potter e Jogos Vorazes (talvez Crepúsculo, não sei, não tenho como comentar à respeito). Séries repletas de lições e analogias que podem ser aplicadas facilmente à rotina. Nos ensinam muita coisa, sim. Muitos de nós, bruxos e tributos com muita honra, podemos afirmar o quanto esses livros nos ensinaram.

Amanhã é a vez de Jogos Vorazes mostrar ao mundo sua importância. Todos nós esperamos que a produção cinematográfica seja tão boa quanto o livro e procure passar a real mensagem. Afinal, "O mundo todo estará assistindo", não é mesmo?

Tributos, que a sorte esteja com vocês amanhã, quando finalmente todos nós pudermos gritar, enfim...

HAPPY HUNGER GAMES!

Nenhum comentário:

Postar um comentário